ESCOLA ESTADUAL PADRE MATIAS
FEIRA DA CIÊNCIA DA E.E. PADRE MATIAS 2013
Normas de Funcionamento da Feira da Ciência
PÚBLICO ALVO: A Comunidade
Escolar da E.E. Padre Matias e entorno
PESSOAS
ENVOLVIDAS PARA A EFETIVAÇÃO DO EVENTO: Todos os Estudantes e suas Famílias,
Funcionários Professores, Especialistas, Administrativos e de Apoio em Serviços Gerais da
E.E. Padre Matias
PROFESSORES
COORDENADORES: - Dione Martins - José Lima - Maria Alice - Pedro Luiz -
Verônica Baroni
PEDAGOGA: Paula Márcia
VICE DIRETORA: Cleide Martins
DIRETOR: Rosália Simões
INTRODUÇÃO
A escola tem a responsabilidade, através dos educadores, de propiciar a
reflexão crítica sobre a Cultura do Conhecimento, da Ciência, da Tecnologia e
das Artes, questionando suas produções, seus usos e apropriações. Sendo assim,
devemos abordar criticamente a ciência, enquanto um conhecimento que valoriza e
auxilia a vida humana em sua relação harmoniosa com o ambiente enquanto planeta
no cosmos.
Nessa perspectiva a ciência passa a ser compreendida como um
conhecimento construído e não como verdade pronta e inquestionável. Passamos a
ser, como comunidade educativa, co-responsáveis pela concepção e uso da ciência
e tecnologia em todos os níveis.
A elaboração de uma mostra cientifica tecnológica, onde os educandos,
educadores e comunidade atuem como parceiros, é a oportunidade que a escola
tem, de conscientizar as pessoas sobre o papel e a função social da ciência e
tecnologia bem como, incentivar o desenvolvimento de uma postura cientifica que
seja comprometida com a construção de uma cultura de paz.
Nossa esperança por um futuro melhor reside na maneira como
encaminhamos os poderes que o desenvolvimento da ciência e da tecnologia nos
conferem. O conhecimento tecnológico, fruto a aplicação da ciência, aponta para
novas possibilidades em seu desenvolvimento e, cabe a cada um de nós, enquanto
sujeitos críticos e em formação, estabelecer novas formas de estar no mundo, de
delinear caminhos de desenvolvimento seguros, sustentáveis e solidários.
OBJETIVO GERAL
A forma de ser, relacionar e estar no mundo, estão diretamente ligados
ao entendimento crítico que temos de nós mesmos, do outro e da realidade que
nos cerca. Fazer uma leitura critica da realidade requer a compreensão de nossa
dimensão histórica, de nosso papel social e político enquanto sujeitos de ação.
Reconhecer a ciência como uma construção humana, sua relação com o
desenvolvimento tecnológico e o papel da tecnologia em nossas vidas, é condição
fundamental para nosso entendimento e leitura crítica do mundo, o que amplia de
forma significativa nossas possibilidades de continuar existindo.
É necessário ampliar os conhecimentos de nossos estudantes junto com
toda a comunidade escolar despertando o gosto pelas ciências e pelas artes
enquanto na sensibilidade criativa, favorecendo a autonomia e participação
ativa dos estudantes na construção do próprio conhecimento.
OBJETIVO ESPECÍFICO
Desenvolver no estudante, enquanto sujeito em formação, o pensamento
lógico e reflexivo, a criatividade, o trabalho em grupo, a socialização e
promovendo a aquisição de conhecimentos científicos que favoreçam uma leitura
crítica da realidade.
DESENVOLVIMENTO
- O projeto tem inicio na
primeira semana de agosto e terá culminância na data de apresentação em 29/10/2011;
- Escolha dos temas de
interesse dos alunos que poderá ser alterado até 5 dias antes da apresentação;
- Inscrição dos grupos com até 5
estudantes por grupo que poderá ser constituído de estudantes de turmas
diferentes;
- Orientação para pesquisas
referentes aos temas destacados;
- Orientação para a elaboração
dos trabalhos a serem apresentados na feira;
- Orientação para a montagem
física e a exposição dos trabalhos.
ESTRUTURA
Critérios de Apresentação:
1º - Conhecimento da Ciência
pura Domínio do Conhecimento Envolvido ou Associado;
a - Quando Houver - Conhecimento da Ciência aplicada - Fundamentos no
Científico - Domínio do Conhecimento Envolvido ou Associado;
b -
Quando Houver - Fundamento Científico e/ou Tecnológico - Técnica ou tecnologia
- Domínio do Conhecimento Envolvido ou Associado;
2º - Criatividade;
3º - Organização;
4º - Atenção ao visitante;
5º - Impacto ao visitante;
6º - Tempo de exposição;
7º - Relatório.
EXPECTATIVA DE RESULTADOS ESPECÍFICOS
1º - Adoção de postura crítica
e lógica frente à realidade vivenciada e aos conhecimentos adquiridos;
2º - Desenvolvimento de
autonomia em postura investigativa;
3º - Compreensão das relações
entre Ciência, Tecnologia e Cultura;
4º - Acréscimo e
aperfeiçoamento do conhecimento científico e cultural da comunidade envolvida.
PROFESSORES
COORDENADORES:
-
Prof. Dione Martins – Qui -
d.junior22@hotmail.com
-
Prof. José Lima – Mat - uailima@yahoo.com.br
-
Profa. Maria Alice – Bio - ms.alisol@hotmail.com
-
Prof. Pedro Luiz – Qui - pedoroy@yahoo.com.br
-
Profa. Verônica Baroni – Fis - veronicabaroni@bol.com.br
Colaboradores da Escola na
Orientação dos Trabalhos:
Pedagoga: Paula Márcia -
paulapadrematias@yahoo.com.br
-
Prof. Dione Martins – Qui -
d.junior22@hotmail.com
-
Prof. José Lima – Mat - uailima@yahoo.com.br
-
Profa. Maria Alice – Bio - ms.alisol@hotmail.com
-
Prof. Pedro Luiz – Qui - pedoroy@yahoo.com.br
-
Profa. Verônica Baroni – Fis - veronicabaroni@bol.com.br
-
Profa. Vilma – Art -
-
Prof. Welington – Port -
VICE DIRETORA: - Profa. Cleide
Martins - Ing
DIRETOR: Profa Rosália Simões - Bio
Belo Horizonte, 1 de agosto de 2013
ANEXO I
Inscrição - até um dia antes da Feira
Previsão de Apresentação em 2013: 28/09/2013
Projetos de Apresentação Científica
TEMA DE APRESENTAÇÃO: Título Relacionado com a Apresentação Científica
ASPECTOS CIENTÍFICOS E/OU TECNOLÓGICOS: O que pretendem demonstrar
- escrever também se é Científico ou Tecnológico(aplicação)
COMPONENTES
DO GRUPO: Até 5 estudantes por grupo, que poderá ser constituído de
estudantes de turmas diferentes - ANO/Turma/Turno(MTN)
- Escreva apenas dois nomes de cada Membro e Número de Chamada
Observações para postar comentários:
-
Não poderá haver repetição de projetos em relação a outro grupo e o
primeiro grupo que postar terá prioridade, sujeito a reconsiderações
- use o perfil ANÔNIMO
- o comentário será publicado de imediato - aguarde publicação
-
se houver algo irregular nos dados aparecerá IRREGULAR no texto de
comentários para que o grupo corrija, conforme orientação no próprio
comentário, que permanecerá publicado até que o grupo apresente o
comentário corrigido
- Alterações de Tema, Aspectos e Componentes – até 3 dias corridos, antes da apresentação
ANEXO II
Regulamento para as
Apresentações:
Inscrição:
- Virtual, via blog feiradacienciaeepm.blogspot.com
- Preencher Ficha de
Inscrição virtual até um dia antes da Feira - grupos com até 5 estudantes por grupo que
poderá ser constituído de estudantes de turmas diferentes
- Alterações em Tema, em Aspectos e em Componentes –
ate 5 dias corridos, antes da apresentação
Apresentação:
-
A apresentação será nos ambientes da escola, escolhidos previamente pela
coordenação junto com grupos, conforme as necessidades do tema
Classificação dos Projetos para Apresentação:
- momento em
que é feito uma triagem básica para avaliação de viabilidade
Critérios
para Produção:
-
Recursos Materiais serão do Grupo e/ou da Escola com Apreciação de
Justificativas
Julgamento:
-
Quatro Jurados Anônimos
-
Julgamento Individual e Coletivo sintetizando os pontos finais alcançados
Critérios
com “peso” para Julgamento:
1º -
Conhecimento da Ciência pura Domínio do Conhecimento Envolvido ou Associado
(Competência);
a - Quando Houver - Conhecimento da Ciência
aplicada - Fundamentos no Científico - Domínio do Conhecimento Envolvido ou
Associado;
b - Quando Houver - Fundamento Científico e/ou
Tecnológico - Técnica ou tecnologia - Domínio do Conhecimento Envolvido ou
Associado;
2º -
Domínio Prático ou Técnico na Construção da Apresentação (Habilidade);
3º -
Envolvimento no Projeto (Participação);
4º -
Impacto ao visitante (Motivação);
5º -
Atenção ao visitante (Socialização);
6º -
Criatividade (Sensibilidade);
7º -
Organização do processo e do Tempo de exposição;
8º -
Relatório.
Obs.:
pode haver penalizações por causa de outras irregularidades relacionadas ao
projeto
Recursos
para construção dos projetos:
- Recursos próprios do grupo, entre financeiros, materiais e
intelectuais, com apoio da família e da escola e de colaboradores externos do
entorno, empresas e pessoas com domínio técnico, respeitando o objetivo de
aquisição de competências e de habilidades pelos estudantes.
Premiação:
- A premiação acontecerá
em forma de crédito público e credito individual escolar em todos os conteúdos
curriculares em que participa o grupo de estudantes.
- Eventualmente, os
participantes poderão ser agraciados com elementos simbólicos, materiais ou
não, entre certificados, troféus, destaques acadêmicos, quando da geração de
recursos para tal, respeitando sempre a formação crítica em primeiro plano.
********************************************
Apoio:
Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ciência na Educação Básica da EEPMatias -
NEPCEB
AQUI VOCE PODE COMENTAR SUGESTÕES E CRÍTICAS SOBRE AS NORMAS DE FUNCIONAMENTO DA FEIRA DA CIÊNCIA - PARA INSCRIÇÃO CLIC NA PÁGINA INICIAL (VER ACIMA - INÍCIO) - E INSCREVA SEU GRUPO
ResponderExcluirMODERADOR
TEMA DE APRESENTAÇÃO:
ResponderExcluir- Por que os balões soprados não flutuam?
ASPECTOS CIENTÍFICOS E/OU TECNOLÓGICOS:
- É um experimento cientifíco que tem como objetivo mostrar porque os balões que enchemos com ar não flutuam.
COMPONENTES DO GRUPO:
- Ana Luíza n°3 (sala 302)
- Anderson n°4 (sala 302)
- Jenyfer Amanda n°12 (sala 302)
- Pamela Kelley n°23 (sala 302)
- Sara Maysa n°29 (sala 301)
TEMA DE APRESENTAÇÃO: Enchendo balões através de substâncias químicas
ResponderExcluirASPECTOS CIENTÍFICOS E/OU TECNOLÓGICOS: É uma experiência que tem como obejtivo,encher os balões com substâncias químicas.
COMPONENTES DO GRUPO:
- Heloisa Boggione nº11 (sala:302)
- Renata Souza nº30 (sala:302)
GRUPO MODIFICADO!
ExcluirTEMA DE APRESENTAÇÃO : Efeito Da Luz Nas Substâncias
ASPECTOS CIENTÍFICOS E/OU TECNOLÓGICOS: É uma experiência que tem como objetivivo criar luzes através de substâncias
COMPONENTES DO GRUPO:
- Heloisa Boggione nº11 (sala:302)
- Renata Souza nº30 (sala:302)
- Arthur Figueiredo n° 5 (sala:302)
TEMA DE APRESENTAÇÃO: Circuitos Elétricos
ResponderExcluirASPECTOS CIENTÍFICOS E/OU TECNOLÓGICOS: É um experimento científico composto de um labirinto elétrico. O objetivo é percorrer todo labirinto sem ligar o circuito.
COMPONETES DO GRUPO:
Lucas Pacheco n°21(sala 201)
Pedro Vinícius n°24(sala 201)
Daniel Moura n°8(sala 201)
Larissa Bianca n°18(sala 201)
Isabella Efraim n°15(sala 201)
TEMA DE APRESENTAÇÃO: Transferencia de energia e movimenta eletrica e Elevador de Naftalina
ResponderExcluirASPECTOS CIENTÍFICOS E/OU TECNOLÓGICOS: Os experimentos são científicos
o experimento d naftalina vai mostra a producao de gas carbonico elevando a .inducao eletrica duas latas com liguido energetico condusira a eletricidade entre o meio onde estara uma bolinha de papel aluminio.
COMPONENTES DO GRUPO:
Camile n 06 (201)e stephanie n 28(201), andreza 33 (201)
TEMA APRESENTAÇÃO: Como fazer fogo um comprimido e glicerina.
ResponderExcluirASPECTOS CIENTÍFICOS E/OU TECNOLÓGICOS: É uma expêriencia que tem como objetivo mostrar a combustao de glicerina e comprimido (Permanganato de Potássio).
COMPONENTES DO GRUPO:
César Martins nº 7 (201)
Vitor augusto nº 32 (201)
Luis Felipe nº 22 (201)
Temra de Apresentacao:Vela de Laranja
ResponderExcluirAspectos Cientificos:Experiencias como fazer uma vela de laranja.
Nomes:Thobias U. S. Oliveira,Vitor Fernandes !
bvbnn
ResponderExcluirbbfnbm
fn nnbn,
n bnmnmg
vfmnm,,m
Tema:plantas medicinais
ResponderExcluirNomes:michelle,jéssica,ana paula,lidia,leticia.
Turma:202
TEMA: MATÉRIAL RECICLADO E REAPROVEITAMENTO
ResponderExcluirNOMES: CIRLANE, JUÇARA
TURMA:307 EJA
Tema de apresentação :Chuva ácida , iremos explicar o que acontece no meio ambien6 só que não vemos.
ResponderExcluirNomes: Ana Carolina n○:03 (301)
Juliana Soares n○:28 (301)
Michele Oliveira n○: 37 (301)
Marina Oliveira n○:36 (301)